Triaxial Dinâmico

A degradação estrutural dos pavimentos rodoviários e ferroviários está associada à soma das deformações plásticas, frequentemente, por acréscimo de solicitações não previstas, ou às repetidas deflexões elásticas a que um pavimento é sujeito no seu tempo de vida útil.

No caso dos pavimentos ferroviários, acrescem alterações estruturais mais exigentes, face à introdução dos comboios para alta velocidade. O dimensionamento destas estruturas assente em modelos de forças estáticas não é um processo seguro para avaliação do comportamento dos pavimentos, tornando-se necessário proceder à avaliação dos deslocamentos, quer sejam recuperáveis ou permanentes, tanto nas estruturas, quanto nos solos de fundação das plataformas.

Para avaliação do comportamento dinâmico dos solos e materiais constituintes dos pavimentos, o ensaio triaxial dinâmico deverá permitir efectuar uma resposta mais adequada, complementando os resultados obtidos com os ensaios tradicionalmente executados.

Consequência da estratégia da Geocontrole, dotar o Laboratório com um triaxial dinâmico, capaz de realizar ensaios em provetes de grandes dimensões, evidencia uma aposta forte num nível de especialização elevado e uma consequente melhoria da sua prestação no mercado, simultaneamente colmatando uma lacuna nesta área.

Por outro lado, torna-se expectável a preparação de recomendações para aplicação de modelos que lidem com o comportamento dinâmico, tanto das fundações quanto das estruturas, deverá ganhar uma nova dinâmica fruto da implementação de um equipamento desta natureza por um Laboratório comercial.